segunda-feira, 29 de junho de 2009

Biomedicina e Microbiologia Alimentar



A microbiologia alimentar estuda a ocorrência e a importância do aparecimento de bactérias nos alimentos. Os alimentos são um dos meios de transmissão de doenças, sendo hoje em dia um dos grandes problemas de saúde da nossa sociedade. A microbiologia alimentar executa análises a alimentos de origem animal para consumo humano e a alimentos para animais com a finalidade de avaliar a qualidade higio-sanitária dos géneros alimentícios.

Fatores que afetam o desenvolvimento microbiano em alimentos
-Fatores Intrínsecos;
-Atividade de Água;
-pH;
-Potencial de Oxidorredução;
-Composição do alimento;
-Fatores Extrínsecos;
-Temperatura;
-Atmosfera envolvendo o alimento;
-Umidade relativa do ambiente


Aplicações Biotecnológicas de microrganismos:
1.Produção de proteína unicelular
2.Produção de inseticidas
3.Produção de vacinas
4.Produção de antibióticos
5.Produção de etanol
6.Produção de ácidos orgânicos: ácido acético (vinagre); ácido lático; ácido propiônico; ácido
cítrico; ácido glucônico
7.Produção de aminoácidos - lisina, ácido glutâmico
8.Produção de enzimas
9.Produção de solventes
10.Produção de polissacarídeos
11.Produção de lipídeos
12.Produção de alimentos por fermentação lática : picles, azeitona, queijo, chucrute, iogurte




Tipos de Tratamentos para Conservação de Alimentos
Os processos de conservação têm por objetivo evitar as alterações nos alimentos, sejam elas de origem microbiana, enzimática, física ou química. Os tipos de tratamento existentes são:
Conservação pelo calor;Conservação pelo frio; Conservação pelo controle da umidade; Conservação pela adição de um soluto; Conservação por defumação;Conservação por fermentação;Conservação pela adição de aditivos; Conservação pelo uso da irradiação.

Alimentos Transgênicos


Alimentos Transgênicos são alimentos cuja semente foi modificada em laboratório. Alguns dos motivos de modificação destas sementes são para que as plantas possam resistir às pragas, insetos e a grandes quantidades de inseticidas.
Esses alimentos podem causar riscos ambientais, nomeadamente o aparecimento de ervas daninhas resistentes a herbicidas e a poluição dos terrenos e lençóis de água pelo abuso de agrotóxicos. Porém, deve-se ressaltar que o uso de herbicidas, inseticidas e outros agrotóxicos diminui imensamente com o uso dos transgêncos, já que eles tornam possível o uso de produtos químicos corretos para o problema. Uma lavoura convencional de soja pode utilizar até 5 aplicações de herbicida, enquanto que uma lavoura transgênica Roundup Ready (resistência ao herbicida glifosato) utiliza apenas 1 aplicação.

Nenhum comentário: