quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Acupuntura na Biomedicina

O que é Acupuntura?

Técnica ultilizada para a manutenção da saúde e tratamento de distúrbios energéticos que levam ao desencadeamento das doenças orgânicas.

Como é a atuação do biomédico acupunturista?

O Biomédico acupunturista tem na sua formação um currículo básico que lhe permite ter competência para desenvolver as práticas energéticas chinesas, e entre elas a acupuntura, exercendo um importante papel na área da Saúde, uma vez que aprende anatomia e neuroanatomia, fisiologia, bioquímica , biofísica, patologia, embriologia, farmacologia, biologia humana. Essas matérias , além de outras mais específicas, permitem ao profissional biomédico ter um embasamento suficiente para discernir os contextos de distúrbios de 2o. grau da energia, que podem exigir acompanhamento médico, ou que lhe permite entender a linguagem médica quando recebe um encaminhamento médico de um paciente.

Como o paciente é avaliado?

Componentes diagnósticos mais direcionadores:

Pulsologia: através da palpação de três regiões específicas no pulso radial, obtêm-se a informação de como está a circulação de energia nos meridianos principais. São seis posições superficiais (três de cada lado), que refletem o estado dos meridianos yang, e seis posições intermediárias e profundas (também três em cada braço), que refletem os meridianos yin.

Observação da língua : - os aspectos da língua, tais como tamanho, motilidade e cor, quantidade , presença ou não e cor da saburra, refletem o estado dos órgãos, no que diz respeito à qualidade da circulação de Qi e sangue nos mesmos.


Em que consite o tratamento?

Agulhas
Cada paciente tem o seu próprio jogo de agulhas, que são devidamente acondicionadas em um tubo de ensaio com uma pastilha de formol , para garantir uma melhor desinfecção das mesmas a cada aplicação.

Moxabustão
Consiste na queima de artemísia (moxa), e na aproximação desse calor em pontos ou áreas da pele. Ë indicada nas síndromes de frio, e contra-indicada em hipertensos, estados febris ou em síndromes do calor.

Eletroestimulação
São estímulos elétricos aplicados nas agulhas ou diretamente na pele. Estes estímulos podem ser por corrente contínua ou alternada. O aparelho de eletroestimulação é provido de controle de intensidade da corrente. É muito útil em casos de contraturas graves, para potencializar o efeito da agulha, para tonificar ou sedar e para analgesiar . É aplicado em pontos reativos eletropermeáveis (PREPs).

Auriculoterapia
A orelha é um microssistema orgânico, onde estão relacionados todos os pontos do corpo.. Estes pontos podem ser estimulados através de pequenas agulhas esféricas chamadas de semi permanentes, pois são fixadas com esparadrapo (micropore, anti-alérgico) e ficam atuando nos pontos por alguns dias ( em geral em torno de cinco dias , pois depois disso o própria pele tende a expulsar a agulha). Segundo a Medicina Tradicional Chinesa a orelha é a antena do corpo, portanto , através desta técnica há necessidade de se conhecer adequadamente os pontos.

Fitoterapia
Sem dúvida é o método mais antigo de tratamento. Desde que começaram a aparecer as doenças , o homem tratou de combatê-la usando as ervas. As plantas podem ser utilizadas de várias maneira diferentes, levando-se em consideração seus princípios ativos. Existem atualmente estudos no mundo todo e muitas plantas já foram pesquisadas e aprovadas, conhecendo-se perfeitamente os seus efeitos, o que facilita a sua utilização. Outra técnica ligada `a fitoterapia é a fitoestimulação, que consiste na colocação de sementes, fixadas com esparadrapo, sobre o ponto de acupuntura, conseguindo-se assim um efeito de pressão, equilíbrio energético e liberação de princípio ativo, no ponto. O biomédico Dr. Sérgio Franceschini aprimorou essa técnica com a utilização de diferentes sementes combinando devidamente as suas propriedades com os pontos de acupuntura.

Magnetoterapia
É a utilização de ímãs em pontos de acupuntura, baseada nas leis de polaridade magnética. O polo norte é utilizado para sedar e tem efeito de uma bolsa de gelo, promovendo vasoconstrição, e portanto, tem efeito anti inflamatório. O polo sul é utilizado para tonificar a circulação das energias e tem o efeito de uma bolsa de água quente , promove vasodilatação local, e é contra indicado em processos cancerígenos.

Hidroterapia
O termo hidroterapia se refere à várias técnicas, desde a ingestão de água proveniente de fontes minerais até os banhos com ervas ou com algas marinhas. Esses banhos são classificados conforme a temperatura da água em termais (entre 37 e 40o.C) , sub termais (até 34o.C) e hipertermais (40 a 54o.C).

Essências Vibracionais
Consiste na utilização de essências florais, elixires e essências ambientais, interna, e externamente em pontos de acupuntura sistêmica e auriculoacupuntura.

Feng Shui
Antiga técnica chinesa para o reequilíbrio dos ambientes através da aplicação do ba gua (8 cantos), baseado na utilização dos trigramas.

Quiroacupuntura
Consiste na aplicação de agulhas de acupuntura de tamanho pequeno em pontos específicos de trajetos dos meridianos existentes nas mãos , e obedece os mesmos princípios do raciocínio diagnóstico dos cinco elementos.
Ventosa
Técnica na qual se cria uma pressão negativa no interior de copos de plástico ou de vidro , através de processos de combustão ou por sucção, que faz puxar o sangue para o exterior do corpo, promovendo sua circulação. Quanto mais rapidamente a pele ficar avermelhada, mais evidente é essa indicação terapêutica .


Os efeitos da acumputura

Efeito analgésico: através da regulação da circulação de Qi e sangue.

Efeito regulador: através do equilíbrio das alterações funcionais dos Zang Fu (órgãos e vísceras),promove-se a homeostase orgânica.

Efeito psicoemocional : cada órgão possui um componente psíco-energético que garante a elaboração das emoções correspondentes. A utilização das leis energéticas dos 5 elementos permite se organizar uma associação de pontos que promovem um efeito psicoemocional normalizador das funções energéticas desses órgãos, evitando-se ,através do alívio de tensões, os processos de psicossomatizações. Observa-se que o indivíduo adquire maior consciência de si mesmo e de seus propósitos de vida, desenvolvendo ou acentuando a clareza mental nos seus processos relacionais de vida.

Dra. Eneida Mara Gonçalves (Comissão de Acupuntura do Conselho Regional de Biomedicina - SP)

4 comentários:

Karen Pinheiro disse...

Olá Angelica!

Faltou dizer que a acupuntura também pode ser usada na estética e que obtem-se ótimos resultados! EStou me formando em biomedicina no fim do ano, acabei de fazer um curso de acupuntura estética e meus pacientes estão super felizes!

Fica a dica para um proximo post!

Holistica Vibracional disse...

Nossa, que bacana!
Obrigado pela contribuição, Angelica e Karen!

Camila disse...

Oi, Angélica! Procurei pelo Google e caí aqui no seu blog maravilhoso hehe

O post está perfeito e muito completo. Estou me formando em biomed no RJ e me interesso muito pela área da acupuntura. Estou escrevendo para te parabenizar pelo trabalho com o blog e para perguntar se vc conhece/indica algum curso confiável para esta especialização.

Obrigada desde já
aguardo retorno

(camilatavares@live.com)

Lais Marques disse...

Olá meu nome é Lais Guinatti, sou biomédica e acupunturista terminando a pós em março..Estou interessadíssima em MTC, é maravilhoso como os chineses pensam..Gostaria que você me mandasse mais informações sobre abertura de consultório de acupuntura.