sábado, 2 de agosto de 2008

A importância do *Teste do Pezinho*



Lembrando que o teste do pezinho detecta as doenças Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito!

Como as crianças nascem aparentemente normais e os sintomas da Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito surgem por volta do 6º ao 8º mês de vida, torna-se importantíssimo a detecção dessas doenças ainda nos berçários. Essa detecção se processa por meio de testes realizados no sangue do recém nascido.

"Como garantir a realização do teste?"

Lei nº3914 de 14 de novembro de 1983Dispõe sobre o diagnóstico precoce da Fenilcetonúria e do Hipotireoidismo Congênito nos hospitais e maternidades do Estado de São Paulo.
"O Governador do Estado de São Paulo"
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte Lei:Artigo 1º - É obrigatória nos hospitais e maternidades do Estado de São Paulo, quer em rede pública ou rede privada, a realização de provas para o diagnóstico precoce de Fenilcetonúria (FNC) e do Hipotireoidismo (HC) em todas as crianças nascidas em suas dependências.Artigo 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.Palácio dos Bandeirantes, 14 de novembro de 1983.


Para entender melhor as doenças:

Fenilcetonúria (FNC)

O que é?
É hereditária e se caracteriza pela falta de uma enzima em maiores ou menores porporções, impedindo que o organismo metaboliza e elimine o aminoácido fenilalanina. Este, em excesso no sangue é toxico, atacando principalmente o cérebro e causando deficiência mental.
Causas
Defeito congênito do metabolismo.Alta taxa de fenilalanina.

Conseqüências
Deficiência mental irreversível.Convulsões, problemas de pele e cabelo. Problemas de urina e até invalidez permanente.
Tratamento
Controle alimentar com dieta especial à base de leite e alimentos que não contenham fenilalanina, sob rigorosa orientação médica, para que o bebê fique bom e leve uma vida normal.

Incidência
Estima-se que um em cada 10 mil recém nascidos é portador de fenilcetonúria.

Hipotireoidismo Congênito (HC)
O que é?
É hereditário, causado pela falta de uma enzima, impossibilitando que o organismo forme o T4, hormônio tireoidiano, impedindo o crescimento e desenvolvimento de todo o organismo inclusive o cérebro, sendo a deficiência mental uma de suas manifestações mais importantes.

Causas
Defeito congênito do metabolismo.Falta do hormônio tireóide.

Conseqüências
Deficiência mental irreversível, convulsões, problemas de pele e cabelo, problemas de urina e até invalidez permanente.

Tratamento
Administração de hormônio tireoidiano, sob rigoroso controle médico, para que o bebê fique bom e tenha uma vida normal.

Incidência
Estima-se que um em cada 3 mil recém nascidos é portador de hipotireoidismo congênito.
"Várias mães falam que não vão deixar seus filhos fazerem esse exame, provavelmente por falta de informação, muitas dizem terem pena de seus filhos, mas não sabem que este exame é obrigatório por lei e é para o próprio bem de seus filhos".

Nenhum comentário: