segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Curiosidades sobre a Biópsia


O que é Biópsia?

A biópsia é um procedimento simples realizado rotineiramente por Biomédicos. Especificamente, a biópsia consiste na remoção de uma amostra de células e/ou tecidos do organismo vivo, no caso, seres humanos (isso quem faz é o médico). Após esta remoção, o material extraído é identificado e enviado para um Biomédico, que é responsável por todo o processamento do material e análise microscópica do mesmo. Depois da realização de tais procedimentos, o Biomédico emitirá um laudo histopatológico informando as características do material analisado e chegando, na maioria das vezes, a um diagnóstico definitivo da doença e/ou alteração em questão.

Qual é a indicação de uma biópsia?

Será que estou com câncer ou uma doença grave? É impressionante verificar como muitos pacientes possuem verdadeiro pavor quando escutam a palavra “biópsia”. Acreditamos que isto ocorra devido a uma carência de maior informação frente a tal procedimento. Na verdade, a biópsia é realizada para diagnosticar-se todo e qualquer tipo de doença, desde as mais simples como um cisto, por exemplo, até enfermidades graves como um câncer. É importante ressaltar que, na maioria das vezes, o diagnóstico final após a realização da biópsia é compatível com doenças simples que acontecem em grande parte da população. Ou seja, a realização de uma biópsia não está estritamente relacionada com uma lesão suspeita de câncer na maioria dos casos.

Existe mais de uma forma de biópsia?

Sim, A biópsia que deverá ser feita dependerá do tipo de lesão, órgão a ser estudado e suspeita clínica (hipótese diagnóstica). Entretanto, existem outros tipos de biópsia que são utilizadas principalmente por médicos como a biópsia de medula óssea, endoscópica, estereostática dentre muitas outras.

Como o material é processado?

Após a remoção da amostra tecidual, esta deve ser colocada em um recipiente contendo solução de formol em uma concentração à 10%. Assim que o Biomédico recebe o fragmento biopsiado, inicia-se uma série de procedimentos técnicos para que possa ser confeccionada uma lâmina histológica.

Quanto tempo leva para sair o resultado da biópsia?

Conforme relatado anteriormente, existe uma série de procedimentos técnicos que demanda algum tempo. Geralmente, o tempo decorrido desde a remoção da lesão até o diagnóstico do Biomédico gira entre 7 a 14 dias. Todavia, existem lesões de difícil diagnóstico e outras situações (biópsia do osso) nas quais o resultado pode demorar em torno de 1 mês.

Existe alguma contra-indicação para se realizar uma biópsia?

Apesar do medo de algumas pessoas, a biópsia deveria ser utilizada rotineiramente para diagnóstico de lesões. Podemos afirmar com certeza que, de maneira geral, não existem grandes preocupações para a realização de uma biópsia. Entretanto, sua realização deve ser feita por um profissional que tenha habilidade para saber retirar o material de forma adequada, pois a escolha da área a ser analisada será importante para a formulação do diagnóstico. No entanto, algumas situações peculiares podem impossibilitar sua realização.

Texto redigido por: Prof. Dr. Rivadávio Amorim e Profa. Cristina Cavalari e adaptado por mim; Angélica M. Espinosa

Um comentário:

javier rd disse...

¿Puede fallecer alguién al prácticar una biopsia?
Mi abuelo sufria una enfermedad en el higado y los médicos dijeron que murió a causa de la biopsia,que no la soportó...
Pero él era robusto y fuerte.