sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Análise Ambiental

Nesta área o Biomédico realiza análises fisico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água e esgoto.

Sobre o Meio Ambiente

Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral.
Os constituintes do meio ambiente compreendem fatores abióticos, como o clima, a iluminação, a pressão, o teor de oxigênio, e bióticos, como as condições de alimentação, modo de vida em sociedade e para o homem, educação, companhia, saúde e outros. Este artigo refere-se aos aspetos ecológicos do meio ambiente.

Sobre o tratamento da Água

Tratamentos são todos os processos fisico-químicos a que é submetida uma água, para modificar sua qualidade, tornando-a com características que atendem as especificações solicitadas para uma determinada aplicação industrial, ou para consumo potável.
A água pode ser subdividida, quanto ao seu uso, em:- água de uso potável- água de uso industrial Podemos definir, para melhor compreensão, que um tratamento primário de água é aquele que modifica a qualidade da água quanto ao aspecto, cor, turbidez, etc., bem como modifica as características químicas, em alguns casos de forma bastante intensa.


Acha fácil? dá uma olhada nesse site: http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/analise_da_agua1.htm

PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Entre os processos existentes de tratamento de esgoto, estes são alguns dos adotados pela Corsan, selecionados de acordo com o grau de tratamento exigido pelo corpo receptor, ou seja, rios, lagos e outros.



Lodos ativados
Neste sistema, o esgoto vai para tanques de aeração onde as bactérias existentes no próprio esgoto se alimentam da matéria orgânica e consomem oxigênio. Para que essas bactérias se desenvolvam mais rapidamente e acelerem o processo de decomposição, recebem oxigênio através dos aeradores.
Com isso, as bactérias se agrupam, eliminando a matéria orgânica, e passam para o tanque de decantação, formando um lodo. Esse lodo é recirculado para o tanque de aeração, e o excedente é descartado através dos leitos de secagem.
O sistema de lodos ativados está em operação nas cidades de Santa Maria, Rio Grande, Canoas, Santo Ângelo e Sapucaia do Sul.

Tanques Imhoff
Este sistema é formado de unidades compactadas que possuem no mesmo tanque os processos de decantação e digestão do lodo, feitos por bactérias anaeróbicas, isto é, que não necessitam de oxigênio. Do tanque Imhoff saem três correntes: esgoto tratado, com redução de sua carga orgânica, gás gerado no processo de digestão do lodo e o lodo digerido, que vai para o leito de secagem.
As cidades de Torres, Esteio, Cachoeira do Sul e São Gabriel têm estações com o tratamento através de tanques Imhoff.

Lagoas de estabilização
No interior das águas das lagoas, as bactérias e algas utilizam a matéria orgânica para sobreviver e desta forma, fazem a autodepuração do esgoto. Rosário do Sul, Santa Rosa, Rio Grande, Cachoeirinha e Gravataí optaram pelo tratamento através de lagoas de estabilização.


Disposição no solo
A disposição de esgoto doméstico no solo como processo de tratamento comunitário é uma prática já antiga adotada pelo homem. Neste processo, o esgoto é absorvido pela camada de solo através de bacias de infiltração. Em Capão da Canoa, Xangrilá, Cidreira e Tramandaí, a técnica de tratamento escolhida foi a de disposição no solo.

Laboratórios
Cada sistema de tratamento possui um laboratório que processa as análises e os exames físicos, químicos e bacteriológicos, fornecendo os dados que permitem verificar a eficiência do tratamento e conhecer as características dos esgotos e efluentes. As análises mais complexas são realizadas no laboratório central, em Canoas, onde se encontram equipamentos sofisticados e alta tecnologia.

fonte: http://www.corsan.com.br/sistemas/trat_esg.htm

6 comentários:

Unknown disse...

nossa não eh tao facil como eu imaginava...eh muito complexo...adorei o blog sou estudante de biomedicina em belem-pa...aproposito a fonte de tratamento de esgoto não esta mais ativa ñ engotra a pagina

@ruivamaislinda disse...

ola meu nome é leticia tenho 14 anos é gostaria de saber qual ha area da biomedicina que é melhor para se trabalhar. é que ganhe mais . obrigadoo pela sua atenção .

Junior Maiio disse...

a area biomedica que ganha mais no meu conceito é a imaginologia.

Viviane Pereira disse...

Angélica, sou estudante de Biomedicina e adorei seu blog Angélica... visite o meu também www.biomedicinabahia.blogspot.com

Jeovane goncalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeovane goncalves disse...

Angelica,vou fazer gestão e análise ambiental..queria saber si na minha área entra muita biomedicina? Obrigado.