sábado, 28 de fevereiro de 2009

Bioquímica


Área em que o Biomédico analisa o metabolismo de seres animais de vegetais, verificando a composição química das substâncias neles presentes

O que é a Bioquímica?

Todos os sistemas vivos, do mais simples ao mais complexo, dependem de reacções químicas fundamentais à sua sobrevivência. Os organismos crescem e reproduzem-se através da multiplicação celular, mas de onde provêm os constituintes das células? Como os nutrientes absorvidos por um organismo são transformados em tecidos tão diversificados, como músculos ou o sangue? E como podem organismos tão pequenos como uma única célula ter uma vida independente?
As respostas a estas questões estão na base do desenvolvimento da Bioquímica. A Bioquímica pode ser definida como o estudo da química de organismos vivos e da química relacionada com estes. Forma uma ponte entre a Biologia e a Química pois estuda como complexas reacções e estruturas químicas originam vida e processos relacionados com a vida. É considerada por vezes um ramo híbrido da Química Orgânica, especializado nos processos químicos que ocorrem nos organismos vivos, mas na realidade a Bioquímica não pode ser considerada um ramo de apenas a Biologia ou da Química - a Bioquímica incorpora todas as interacções existentes da menor molécula biológica à maior célula existente.
De uma forma essencial, a Bioquímica estuda a estrutura e função de componentes celulares (como enzimas e organelos) e os processos efectuados por moléculas de diferentes dimensões, como as proteínas, ácidos nucleicos, glícidos e lípidos, entre outros. Segundo a teoria da evolução, os organismos existentes na actualidade descendem de um antepassado comum, explicando a semelhança dos processos bioquímicos existentes em todos os organismos vivos.
Posto de forma simples, a Bioquímica é a Química da Vid

Métodos de estudo
Um dos métodos de estudo mais empregues em Bioquímica é a aproximação reducionista a um problema. É usual fazer-se a purificação de componentes dos sistemas vivos, como proteínas, para estudar as suas propriedades de forma isolada. Esta aproximação é muito útil para o conhecimento profundo de aspectos estruturais e funcionais dos componentes dos sistema vivos, mas tem a desvantagem de impedir o estudo de interacções que ocorram in vivo: numa célula, nenhum componente se encontra isolado. Por isso, também existem métodos de estudo holísticos, que tentam determinar as propriedades de um sistema como um todo; um exemplo é o estudo do comportamento de vias metabólicas inteiras, em vez de estudar cada enzima que delas fazem parte.
A Bioquímica é uma ciência essencialmente experimental, mas com o desenvolvimento de mais e melhores ferramentas computacionais e matemáticas, existe também uma grande área de investigação bioinformática associada. Algumas das aplicações mais populares incluem a previsão de interacção entre proteínas, a modelação da sua estrutura tridimensional, a comparação de sequências proteicas e nucleotídicas e a aplicação de modelos estatísticos a amostras reais.

9 comentários:

Biomedicina disse...

Ola Angelica tenho visitado o teu blog e gostei muito das suas postagens. Também sou graduando de biomedicina, da FCJP e gostária de ser parceiro do seu blog,e se possivel com sua autorização gostária tbm de divulgar em meu blog algumas das suas matérias claro com sua autoria.Podemos fazer uma troca de links em nossos blogs para maior divulgação de ambos, o meu blog é biofcjp.blogspot.com, caso aceitem a proposta me mande um e-mail para rodrigues_287@yahoo.com
Grato. Thiago Braga

Hudson Bezerra disse...

Você tá de parabéns, colega biomédica!!! Adorei seu blog e é de blogs assim que nossa futura profissão merece para ser mais divulgada e valorizada, não só por outrem mas por nós mesmos.
Sou graduando em biomedicina da UFRN, aqui em Natal-RN; já havia pensado em fazer algo assim, apenas pra divulgação interna, pois nosso curso é uma criança, temos só duas turmas formadas, e ainda estamos buscando espaço em nossa Universidade e no estado.
Bom, gostaria de poder conversar contigo para saber outras realidades sobre a biomedicina no messenger, meu endereço é hudsonbzra@live.com. No mais, saudações biomédicas!!!

;;; disse...

Oi Angelica... Adorei seu blog muito interessante... vou visitar sempre que puder... meu msn e graccynharr@hotmail.com e e-mail gracyrodrigues20@yahoo.com.br..
Tbm curso biomedicina

bjinhuu

Priscila Pessoa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila Pessoa disse...

Ola Angélica visitei o seu blog e gostei bastante!! Também sou aluna de Biomedicina,e acabei de criar um blog falando sobre a área, que ainda e desconhecida para muitos... A intenção e divulgar e valorizar nossa futura profissão!!
O blog é: cantinhodabiomedicina.blogsopt.com, faça uma visita depois!! Será bem vinda!! Abraços! Priscila Pessoa

Unknown disse...

Oi Angélica... Parabéns pelo blog...Saudações biomédicas!
(msn dudu_biomed@hotmail.com)

Unknown disse...

Olá Angélica!!
Encontrei o endereço do teu blog em uma comunidade do orkut, então decidi visitar. Sou vestibulanda e esse espaço só me fez ficar mais entusiasmada e ansiosa para começar a cursar biomedicina!! Ainda não domino a linguagem biomédica, mas parabéns!!

ClaudiaABonatto disse...

oi!eu sou caloura de biomedicina, estava procurando mais biomédicos e axei vc, meu msn e cab-claudia@hotmai.com, me add pra tc.
beijos,parabéns pelo blog!
obs:sou da unipar, Campus Cascavel,Parana.

Unknown disse...

Olá Angelica.. estou termiando o 3º ano do E.M e me inscrevi hoje para a UERJ, e gostaria muito de fazer BIOMEDICINA, porém lá não possui esse curso, mas tem CIÊNCIAS BIOLÓGICAS! gostaria de saber se fazendo esse curso ae, posso atuar como biomédico, ou se preciso fazer depois do 2º período uma faculdade de Biomedicina mesmo! Se puder me aceita no msn.. preciso de uma pessoa com experiência em Biomedicina! OBRIGADO