quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Farmacologia


Segundo o PDAMED - dicionário médico na versão eletrônica, temos a definição abaixo de farmacologia: Ciência que estuda a história, as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos, o mecanismo de ação, a absorção, distribuição, biotransformação, excreção e os usos terapêuticos dos fármacos.Esta ciência de grande importância para os profissionais farmacêuticos, é a base desta nobre profissão, ninguém melhor do que o farmacêutico para conhecer esta complexa, mas fascinante área científica: a farmacologia.


Divisões da farmacologia

Farmacologia Geral: estuda os conceitos básicos e comuns a todos os grupos de drogas.
Farmacologia Especial: estuda as drogas em grupos que apresentam ações farmacológicas semelhantes. Ex.: farmacologia das drogas autonômicas (que atuam no SNC).
Farmacognosia: estuda a droga no seu estado natural de matéria-prima.
Farmacotécnica: estuda o modo de preparo dos medicamentos.
Farmacodinâmica: estuda o mecanismo de ação das drogas e efeitos bioquímicos e fisiológicos por elas produzidos no organismo.
Farmacocinética: estuda o movimento da droga no organismo.
Química farmacêutica
Toxicologia

3 comentários:

PEM disse...

Preciso de informações sobre farmacologia vinculado aos elementos da neurologia. Pessoas portadoras de deficiência, tem sentido?? Pode me ajudar?

Anônimo disse...

Preciso muito saber qual a atuação do biomédico na farmacologia!
se puderes me ajudar ficarei muito grata!

Unknown disse...

olá! Gostaria de saber se vcs podem me ajudar com uma dúvida!
Qual o âmbito de trabalho do Biomédico na Farmacologia?
Ele pode susbstituir o Farmacêutico como Responsável Técnico nas Drogarias e Indústrias Farmacêuticas?Se não, como o Biomédico atua na Farmacologia?
Aguardo resposta! Bom dia