quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Patologia Clínica/ Análises Clínica



O biomédico que trabalha na área de patologia clínica realiza análises, assume a responsabilidade técnica e firma os respectivos laudos; tem competência legal para assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais e é capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção dessas atividades.


Subespecialidades

Bioquímica --- Ocupa-se em analisar os componentes químicos do sangue, urina e fluidos orgânicos.
Hematologia --- Analisa os componentes celulares do sangue, e eventualmente de outros fluidos orgânicos.
Imunohematologia --- Avalia as reações imunes dentro do sangue, especializando-se na análise dos antígenos eritrocitários e suas interações com os respectivos anticorpos. Reveste-se de importância particular na Hemoterapia ou medicina transfusional.
Imunologia (sorologia) --- Avalia o sangue (e eventualmente outros fluidos orgânicos) e componentes, através de suas interações imunológicas, ou seja, das reações antígeno - anticorpo.
Microbiologia --- Estuda a flora microbiológica humana normal e patológica, detectando a presença de vírus, bactérias e fungos em amostras de procedência humana. Este estudo pode se estender também à análise dos microorganismos presentes nos ambientes ocupados pelo ser humano e objetos por ele utilizados.
Bacteriologia --- Subespecialidade da microbiologia cujo objeto de estudo são as bactérias, incluindo sua identificação, caracterização e avaliação de susceptibilidade a antimicrobianos.
Micologia --- Subespecialidade da microbiologia que estuda os fungos e micotoxinas.
Virologia --- Subespecialidade da microbiologia que se ocupa da a análise dos vírus.
Parasitologia --- É a subespecialidade da Patologia Clínica que analisa as características dos parasitas externos (ectoparasitas) e internos (endoparasitas) do homem. Inclui o estudo dos protozoários parasitas sistêmicos --- como os plasmódios (causadores da malária), através de métodos de detecção direta e indireta, o estudo dos artrópodes parasitas e a coprologia ou estudo macroscópico, microscópico e químico das fezes com o objetivo de se determinar o diagnóstico e prognóstico de doenças e parasitoses do sistema gastrointestinal.
Uranálise --- Analisa a urina e, eventualmente, outros fluidos orgânicos.
Biologia Molecular --- Compreende o estudo especializado de biomoléculas, tais como o DNA e RNA.
Genética Médica --- Ocupa-se do estudo da genética humana, em especial as' 'cromossomopatias.
Genética Bioquímica --- Estuda, através de análises bioquímicas, as anomalias genéticas caracterizadas como erros inatos do metabolismo.
As modernas exigências de qualidade dos resultados em análises clínicas fizeram surgir o que hoje já é por alguns considerada uma nova subespecialidade, a garantia de qualidade. Esta opera sobre todas as demais, visando a manter a excelência das análises, incluindo a sua precisão e exatidão, e o melhoramento continuado em todos os seus aspectos. Usa como instrumentos principais a estatística e a criação e análise de indicadores de qualidade.

8 comentários:

Helrianne Oliveira disse...

OLA ANGELICA, SOU ESTUDANTE DE BIOMEDICINA EM FORTALEZA-CE E ESTOU NO 5ª SEMESTRE, ADOREI SUAS POSTAGENS, FICARAM EXCELENTES. PRECISAMOS DE PESSOAS COMO VÇ PARA ENRIQUECER NOSSA FUTURA PROFISSÃO.
ME ADD. helryoliveira@hotmail.com

Unknown disse...

olá angélica tudo bem? preciso muito da sua ajuda, olha só: eu tenho que entregar um trabalho de química geral essa semana e o mneu grupo pegou a parte de análises clínicas. O problema eh que eu procurei no google artigos relacionados e eu encontrei na wikipédia que análises clínicas é o mesmo que patologia clínica. Isso é verdade? no trabalho eu tenho que colocar tudo sobre análises clínicas, é um trabalho cintífico, lógico. Me ajude, ah eu estou no 1º semestre de Biomedicina na Faculdade da Serra Gaúcha em Caxias do Sul, e eu só tenho como tirar essa dúvida com a minha professora daqui a 3 dias. Então coonto com você. Obrigada, Bjo :D
ps: adorei seu blog, vc pod me add no msn? paty7904@hotmail.com e se puder me responda nesse e-mail que eu utilizo sempre.

ivo oliveira disse...

Ola Angélica você poderia tirar uma duvida eu sou ivo junior estou no 1º periodo de biomedicina na Novafapi Teresina PI e preciso tirar algumas duvidas com urgência com você.
por favor se possivel me add: ivojunio@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Angelica , tenho 17 anos e acabei de ser aprovado na faculdade Santa Emília de Rodat em João Pessoa - PB , gostaria de saber se o curso exige muitos seminários, trabalhos essas coisas e se são muito difíceis os primeiros períodos, pois sou novo e essa é minha primeira aprovação do vest. Se puder me dá algumas dicas me add ai - nandinhocz@hotmail.com Obrigado desde já.

ADMINISTRAÇÃO disse...

Olá estou pesquisando temas para o meu tcc e gostaria de sugestoes se tiver alguma por favor não se limite a me enviar.

Inês disse...

Olá vou prestar vestibular esse ano e desejo fazer bioquímica,gostaria de saber se eu tenho que escolhe logo qual área quero seguir? ex: Biomédico Analista Clínico ou Biomédico Pesquisador Industrial ..Obrigado

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Para os biomédicos que desejam trabalhar com análises clínicas, tem um ótimo site com conteúdos sobre laboratórios clínicos. Entre e confira! http://qualichart.com.br/conteudo.html