sábado, 13 de novembro de 2010

Princípios do Eritrograma

Eritrograma é o estudo da série vermelha, ou seja glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias). Os eritrócitos são unidades morfológicas do sangue, em condições normais representa cerca de 4,5 a 6,5 x 106/mm³ com uma vida de 120 dias, sendo células desprovidas de núcleo. Estas células são constituídas basicamente por globulina e hemoglobina, 4 moléculas proteicas de estrutura terciária e 4 grupamentos heme que contém ferro os íons de ferro, possuem capacidade de se ligar a átomos de oxigênio. A função da hemoglobina é a de transporte: oxigênio e gás carbônico. No microscópio óptico, os eritrócitos possuem coloração acidófila, ou seja de coloração rosada. As eritrócitos apresentam coloração central mais clara e coloração um pouco mais escura na periferia e são células bicôncovas. Em indivíduos normais, possuem tamanho mais ou menos uniforme, um pouco menor que os Leucócitos. Quando o eritrócito possui tamanho normal ela é chamada de normocítica. Quando ela apresenta coloração normal é chamada de normocrômica.


ANISOCITOSE:
Se refere ao aumento do tamanho dos eritrócitos. Uma anormalidade comum em desordens hematológicas.

CÉLULAS EM ALVO:
São células que possuem coloração aumentada no meio da área onde é mais clara. Os eritrócitos em alvo se formam em decorrência de um excesso de membrana, podendo ser microcíticos, macrocíticos ou normocíticos.

CÉLULAS ESPICULADAS:
São os equinócitos, acantócitos, queratócitos e esquistócitos. Para fazer a diferenciação usa-se a microscopia eletrônica de varredura.

DACRIÓCITOS:
São eritrócitos em forma de lágrima. Podem ser visualizados em fibrose da medula óssea ou diseritropoese severa. É característico de anemia megaloblástica, talassemia maior e da mielofibrose.

DIMORFISMO:
É a presença de populações distintas de eritrócitos em uma determinada distensão sanguínea de células hipocrômicas microcíticas e de células normocrômicas podendo ser normocíticas ou macrocíticas.

ESFEROCITOSE: São células esféricas e parece menor que um eritrócito.

ESTOMATOCITOSE:
São eritrócitos que possui uma fenda ou estoma linear central. Podendo ser vistos na distensão sanguínea de indivíduos sadios, porém ocorrem com frequência em indivíduos com patologias hepáticas. A frequência é alta em casos de hepatopatia alcoólica.

HIPERCROMIA:
São células com coloração maior que a normal.

HIPOCROMIA:
São eritrócitos com coloração reduzida com aumento da palidez central das hemácias devido à falta de Hb.

INCLUSÕES NOS ERITRÓCITOS:
São inclusões arredondadas, com tamanho médio. São fragmento de material nuclear, essas formações são aumentadas nas anemias megaloblásticas e no hipoesplenismo.

MACROCITOSE:
É o aumento do tamanho dos eritrócitos.

MICROCITOSE: Microcitose é a diminuição do tamanho dos eritrócitos.

MICROORGANISMOS:
Podem ser encontrados microorganismos como o parasitas.

OVALOCITOSE:
São eritrócitos com forma oval. É característico de anemia megaloblástica e da mielofibrose idiopática.

POIQUILOCITOSE:
Quando o eritrócito possui morfologia anormal. Usa-se o termo poiquilocitose, quando há um número exagerado de células de forma anormal.

POLICROMASIA:
São eritrócitos de coloração róseo-azulada geralmente devido corantes básicos (pelo RNA ribossômico).

PONTILHADO BASÓFILO:
É a presença de inclusões basófilas, contendo RNA.



PARA ACESSAR IMAGENS RECOMENDO
: http://www.hematologyatlas.com

Nenhum comentário: