quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Atualidades Médicas

Células da Coxa para o Coração

É evidente que o transplante de coração não é a melhor solução ou a melhor técnica usada em pacientes com doenças cardíacas devido ao alto grau de risco da cirurgia, da falta de doadores da rejeição que pode acontecer.
Por este motivo vários pesquisadores vêm estudando uma solução que tudo indica ser mais simples.
O diretor do programa de transplantes de coração da Universidade de Michigan, Francis Pagani realizou cultura de células musculares da coxa de pacientes que esperam por um transplante e injetou as células no coração destas pessoas. Quando os pacientes receberam o coração sadio, Francis Pagani examinou os órgãos removidos (doente). Notou-se algo realmente surpreendente, as células novas que Pagani havia injetado no coração doente do paciente haviam sobrevivido e estavam começando a formar fibras musculares.
Pagani observou que houve indícios de que as células transplantadas melhoravam a função cardíaca. Além disso o uso de células musculares do próprio paciente evitava o risco de rejeição, ou seja não existia o risco de rejeição da célula nesta técnica pois se trata de um autoenxerto. Essa é uma técnica muito mais fácil e muito menos controversa do que o transplante de células tronco embrionárias.

4 comentários:

daniela disse...

Olá Angélica...
Me chamo Daniela e tenho o interece de ingressar em um curso de biomecina. Mas antes disso gostaria de saber de alguem que já faz o curso como ele é, as materias em sala de aula, as aulas praticas...
Se vc puder entrar em contato comigo ficarei muito grata.

e-mail:daniela-camargo@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Angélica!
Bem, me chamo Rafaela e tenho 17 anos. Este ano farei o vestibular e decidi prestar biomedicina. Estou elaborando um trabalho na escola para a Feira Cultural que é relacionado a Biomedicina e gostaria de elogiar seu blog, muito muito muito bom mesmo!!!! Parabéns, e obrigada, ajudou bastante. Se puder entrar em contato comigo, gostaria de lhe fazer algumas perguntas: rafaela.christine@gmail.com

Unknown disse...

Oi angélica!
Achei seu blog e fiquei muuito feliz!
Começei a cursar biomedicina no meio do ano!Estou encantada.. e ameei seu blog, peguei todas as areas de atuaçao e imprimi tudo!
Poste maais! adorei isso, passerei para toda minha turma
;)

Angélica M. Espinosa disse...

Obrigada por divulgarem meu blog